segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Projeto: Educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil

Projeto novo da L.A.C.O., que se denomina educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil, nós visitamos nessa segunda-feira a escola Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco, abordando conceitos de cânceres e alguns tipos de doenças oncológicas que estão mais relacionados com fatores de riscos externos.
Em ver os alunos se interessando pelo que estávamos compartilhando com eles não tem preço. 


O que é o projeto?

Visa à promoção da saúde nas escolas de ensino médio e fundamental. Relatando sobre a importância da prevenção contra algumas patologias oncológicas que podem ser prevenidas com atos simples do dia a dia. 

O projeto focará em alguns tipos de cânceres, como: o de pulmão, colo do útero, pênis e pele, porque essas neoplasias se desenvolvem a partir de exposições durante a juventude e se diferenciando dos outros tipos de cânceres que têm maiores incidências na fase adulta. Acreditamos que a educação em saúde seja uma ferramenta eficaz no combate a essas patologias, focando na prevenção.




Objetivos:

Difundir noções sobre câncer, patologias cancerígenas e como se prevenir delas. Público alvo: alunos de escolas de ensino médio e fundamental.






sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Outubro Rosa alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

A abertura da campanha acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h


A marcação do exame de tomografia pode ser solicitados nos postos de saúde

“Fortaleza, Cidade Rosa, em busca de mais Cidadania e Saúde” será o lema da campanha de conscientização à detecção precoce do câncer de mama, promovida por movimentos sociais e organizações não governamentais, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A abertura acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h. Na ocasião, serão ofertados diversos serviços com o objetivo de alertar a população para o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

A programação envolve ações durante todo o mês de outubro com passeio ciclístico (18/10), II Regata Rosa (22/10), Caminhada Rosa (22/10), I Corrida Rosa (29/10) e audiências públicas abordando a temática. Hospitais e postos de saúde se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

Para a gerente da Célula de Atenção à Saúde da Mulher, Léa Dias, o Outubro Rosa é um momento de sensibilização que pretende conscientizar o público feminino em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. “A Secretaria Municipal da Saúde está organizando uma programação especial com o objetivo de alertar as mulheres para os cuidados contra o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura aumenta em até 95%, índice alcançado por meio do rastreamento pela mamografia”, informa.

Participam das atividades o Movimento Outubro Rosa Ceará, o Instituto do Câncer do Ceará, Rede Mama, Instituto Avon, Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meiodo Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria da Saúde do Estado; e Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria Municipal da Saúde.

O Outubro Rosa teve início na última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma fundação norte-americana e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa  de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. No Ceará, a expectativa é de 2.160 e, em Fortaleza, 860 casos, acarretando na morte de 35 mulheres por dia.

Serviço
Abertura da Campanha Outubro Rosa
Data: sexta-feira (29/10)
Hora: 16h
Local: Praça do Ferreira (Centro)


Referências:

OUTUBRO Rosa alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama: A abertura da campanha acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h. Disponível em: <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/outubro-rosa-alerta-sobre-a-importancia-da-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama>. Acesso em: 13 out. 2017.


Reuniões semanais da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica

Todas as semanas quando possível, os membros da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica se reúnem para estudos na área oncológica e também planejamentos sobre as futuras atividades da L.A.C.O.


As reuniões da L.A.C.O. ocorrem geralmente as quartas-feiras na biblioteca da Faculdade UNINASSAU, sede Dorotéias.

Terceira seleção da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica

Seleção ocorrida em agosto de 2017, com o número de 5 vagas e dezenas de inscritos.





Tendo o resultado final:



I SIMPÓSIO NORTE E NORDESTE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS



Alguns dos membros da L.A.C.O, participaram ontem (25/05/2017) do I SIMPÓSIO NORTE E NORDESTE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, realizado na Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici).

Ação Social - Seja um herói, doe sangue, salve vidas

Ação social promovida pelo HEMOCE com apoio da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica (L.A.C.O.) na Faculdade UNINASSAU Fortaleza.





Ação ocorreu abril de 2017.



Segunda seleção da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica


A segunda seleção foi realizada em março de 2017, com ajuda e apoio dos membros ligantes da época, foi realizada com sucesso e outros membros muito bons ingressaram na L.A.C.O.

Primeira seleção da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica



A primeira seleção foi realizada em outubro de 2016, com ajuda da coordenação de biomedicina, coordenada pelo biomédico Francisco Mario Sidney Oliveira e também com o apoio do coordenador Prof. Dr. Bruno Coêlho Cavalcanti, junto com os ligantes da época fizeram possível a realização dessa seleção.

Resultado final:



Liga Acadêmica de Citologia Oncótica (L.A.C.O.)

Fundada desde 2016

Liga Acadêmica de Citologia Oncótica o que é?

A Liga Acadêmica de Citologia Oncótica (L.A.C.O.), uma entidade sem fins lucrativos com duração ilimitada. Criada e organizada por alguns acadêmicos da Faculdade UNINASSAU da cidade de Fortaleza, que apresentam interesses em comum com a área oncológica. Constituem-se por atividades extraclasse de ações voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e educação relacionada à saúde.








Os objetivos das ligas incluem quatro áreas, sendo elas: Ensino, pesquisa, extensão e laboratorial, que englobam trabalhos comunitários, treinamentos práticos, reuniões científicas, etc.
O tema da liga: Citologia Oncótica e suas demais áreas relacionadas.
Os membros da liga, para ingressarem na L.A.C.O., participam de uma seleção ao qual foi aplicado uma prova para selecionar os candidatos que são hoje membros da L.A.C.O.
Qualquer acadêmico de qualquer curso da saúde, após um processo de admissão, sendo que apenas acadêmicos da instituição podem assumir a diretoria, esta liga e exclusivamente para os alunos da Faculdade Maurício de Nassau.


Atualmente a Liga Acadêmica de Citologia Oncótica consta 10 membros, formada por acadêmicos de diversos cursos da área da saúde da Faculdade UNINASSAU Fortaleza entre eles biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição. E tendo como atual presidente o acadêmico, Francisco Erikson Pereira Gomes e como vice-presidente o acadêmico, Israel Morais Martins e os demais ligantes são Adriele Caetano de Sousa, Bruna Almeida Sobrinho, Bruna Eliza Pereira de Oliveira, Glenda Lara Melo Moura, Karina Ramos Pereira, Patrícia de Oliveira Pimentel, Soraya Souza dos Santos, Vitória Helena Pradro de Carvalho, e tendo como orientador o Prof. Dr. Bruno Coêlho Cavalcanti.

Referências:

CÂMARA , Brunno. O que é uma Liga Acadêmica: Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?. Disponível em: <http://www.biomedicinapadrao.com.br/2012/12/o-que-e-uma-liga-academica.html>. Acesso em: 13 out. 2017.