quarta-feira, 23 de maio de 2018

Projeto: Educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil

Projeto que se denomina Educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil, nós visitamos nesta quarta-feira a escola Escola de Ensino Fundamental e Médio Waldemar Falcão, abordando conceitos de cânceres e alguns tipos de doenças oncológicas que estão mais relacionados com fatores de riscos externos e internos. Além disso, abordamos outras formas de educação em saúde, por exemplo, vacinação e etc. Foram no total três palestras, para três turmas diferentes da escola.
Em ver os alunos se interessando pelo que estávamos compartilhando com eles não tem preço. 



O que é o projeto?

Visa à promoção da saúde nas escolas de ensino médio e fundamental. Relatando sobre a importância da prevenção contra algumas patologias oncológicas que podem ser prevenidas com atos simples do dia a dia. 

O projeto focará em alguns tipos de cânceres, como: o de pulmão, colo do útero, pênis, pele, colo de útero, entre outros, porque essas neoplasias se desenvolvem a partir de exposições durante a juventude e se diferenciando de outros tipos de cânceres que têm maior incidência na fase adulta. Acreditamos que a educação em saúde seja uma ferramenta eficaz no combate a essas patologias, focando na prevenção e fatores de risco.





Objetivos:

Difundir noções sobre câncer, patologias cancerígenas e como se prevenir delas. Público alvo: alunos de escolas de ensino médio e fundamental.




segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Projeto: Educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil

Projeto novo da L.A.C.O., que se denomina educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil, nós visitamos nessa segunda-feira a escola Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco, abordando conceitos de cânceres e alguns tipos de doenças oncológicas que estão mais relacionados com fatores de riscos externos.
Em ver os alunos se interessando pelo que estávamos compartilhando com eles não tem preço. 


O que é o projeto?

Visa à promoção da saúde nas escolas de ensino médio e fundamental. Relatando sobre a importância da prevenção contra algumas patologias oncológicas que podem ser prevenidas com atos simples do dia a dia. 

O projeto focará em alguns tipos de cânceres, como: o de pulmão, colo do útero, pênis e pele, porque essas neoplasias se desenvolvem a partir de exposições durante a juventude e se diferenciando dos outros tipos de cânceres que têm maiores incidências na fase adulta. Acreditamos que a educação em saúde seja uma ferramenta eficaz no combate a essas patologias, focando na prevenção.




Objetivos:

Difundir noções sobre câncer, patologias cancerígenas e como se prevenir delas. Público alvo: alunos de escolas de ensino médio e fundamental.






sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Outubro Rosa alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

A abertura da campanha acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h


A marcação do exame de tomografia pode ser solicitados nos postos de saúde

“Fortaleza, Cidade Rosa, em busca de mais Cidadania e Saúde” será o lema da campanha de conscientização à detecção precoce do câncer de mama, promovida por movimentos sociais e organizações não governamentais, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A abertura acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h. Na ocasião, serão ofertados diversos serviços com o objetivo de alertar a população para o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

A programação envolve ações durante todo o mês de outubro com passeio ciclístico (18/10), II Regata Rosa (22/10), Caminhada Rosa (22/10), I Corrida Rosa (29/10) e audiências públicas abordando a temática. Hospitais e postos de saúde se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

Para a gerente da Célula de Atenção à Saúde da Mulher, Léa Dias, o Outubro Rosa é um momento de sensibilização que pretende conscientizar o público feminino em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. “A Secretaria Municipal da Saúde está organizando uma programação especial com o objetivo de alertar as mulheres para os cuidados contra o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura aumenta em até 95%, índice alcançado por meio do rastreamento pela mamografia”, informa.

Participam das atividades o Movimento Outubro Rosa Ceará, o Instituto do Câncer do Ceará, Rede Mama, Instituto Avon, Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meiodo Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria da Saúde do Estado; e Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria Municipal da Saúde.

O Outubro Rosa teve início na última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma fundação norte-americana e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa  de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. No Ceará, a expectativa é de 2.160 e, em Fortaleza, 860 casos, acarretando na morte de 35 mulheres por dia.

Serviço
Abertura da Campanha Outubro Rosa
Data: sexta-feira (29/10)
Hora: 16h
Local: Praça do Ferreira (Centro)


Referências:

OUTUBRO Rosa alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama: A abertura da campanha acontece nesta sexta-feira (29/09), na Praça do Ferreira, às 16h. Disponível em: <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/outubro-rosa-alerta-sobre-a-importancia-da-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama>. Acesso em: 13 out. 2017.


Reuniões semanais da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica

Todas as semanas quando possível, os membros da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica se reúnem para estudos na área oncológica e também planejamentos sobre as futuras atividades da L.A.C.O.


As reuniões da L.A.C.O. ocorrem geralmente as quartas-feiras na biblioteca da Faculdade UNINASSAU, sede Dorotéias.

Terceira seleção da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica

Seleção ocorrida em agosto de 2017, com o número de 5 vagas e dezenas de inscritos.





Tendo o resultado final:



I SIMPÓSIO NORTE E NORDESTE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS



Alguns dos membros da L.A.C.O, participaram ontem (25/05/2017) do I SIMPÓSIO NORTE E NORDESTE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, realizado na Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici).

Ação Social - Seja um herói, doe sangue, salve vidas

Ação social promovida pelo HEMOCE com apoio da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica (L.A.C.O.) na Faculdade UNINASSAU Fortaleza.





Ação ocorreu abril de 2017.